eis que um lago apareceu no deserto da Tunísia; minutos antes, a população local afirma que não havia nada além de areia escaldante.
Segundo o the Guardian, para os moradores assando em um calor de 40 ºC, a tentação de se refrescar na água convidativa rapidamente superou todos os medos sobre a piscina misteriosa.
Centenas de homens (a cultura islâmica da região parece reservar essa diversão somente aos homens) se reuniram para o que rapidamente se tornou conhecido como o Lago de Gafsa ou praia Gafsa – eles ignoraram os avisos de que a água podia estar contaminada com substâncias químicas cancerígenas, crivadas de doenças ou possivelmente radioativa.
“Alguns dizem que é um milagre, enquanto outros estão chamando de maldição”, disse Lakhdar Souid, jornalista tunisino, à TV France 24.
A explicação mais aceita, no entanto, é que o lago se formou após um abalo sísmico, que teria aberto uma brecha no leito rochoso. A água sob pressão teria então subido de algum lençol subterrâneo.
Quando o lago foi descoberto, sua água era cristalina. Ao longo do tempo, houve proliferação de algas e ela foi ficando esverdeada. Isso indica que não há renovação da água. Se havia uma brecha que permitiu a passagem, ela se fechou. Isso também indica que o lago deve secar rapidamente.
As últimas informações informam que amostras da água foram coletadas e estão sendo analisadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário